Cultura e prática escolares: escrita, aluno e corporeidade

Autores/as

  • Luciano Mendes de Faria Filho UFMG

Palabras clave:

Cultura Escolar, Corporeidade, Ensino da Escrita, Alunos

Resumen

Neste trabalho, pretendemos discutir algumas das implicações do processo de produção/legitimação da(s) cultura(s) escolar(es) que acontece no interior e pelas práticas de escolarização dos corpos e de ensino-aprendizagem. Procuramos demonstrar que nas primeiras décadas deste século, no Brasil, essas práticas escolares produziram o aluno, sujeito(cognoscente) escolar, como um pressuposto das relações pedagógicas, estando esse processo intimamente relacionado à constituição de uma corporeidade escolar.

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Biografía del autor/a

Luciano Mendes de Faria Filho, UFMG

Publicado

1998-03-31

Cómo citar

Faria Filho, L. M. de. (1998). Cultura e prática escolares: escrita, aluno e corporeidade. Cadernos De Pesquisa, (103), 136–149. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/734

Número

Sección

Outros Temas