Estado e política de formação de magistério

Autores/as

  • Sofia Lerche Vieira Universidade Federal do Parana

Palabras clave:

Estado, Políticas Educacionais, Formação de Professores, Brasil

Resumen

O estudo discute a formação do magistério como uma questão de Estado e de política educacional. Procede a uma reconstrução do tema a partir do passado, mostrando que os problemas atuais têm raízes encravadas na sociedade brasileira. São analisados dados sobre "funções docentes", constatando-se que no período 1994-96 houve aumento de professores de ensino fundamental com formação de 1º grau (incompleta e completa) e de 2º grau completa e redução daqueles com formação de 3º grau completa. São discutidas iniciativas dos anos 90 sobre a matéria, inclusive o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Finalmente, são apontados elementos de uma agenda para política de formação do magistério.

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Biografía del autor/a

Sofia Lerche Vieira, Universidade Federal do Parana

Publicado

1998-03-31

Cómo citar

Vieira, S. L. (1998). Estado e política de formação de magistério. Cadernos De Pesquisa, (103), 53–67. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/729

Número

Sección

Outros Temas