Relações entre família e escola e suas implicações de gênero

Autores/as

  • Maria Eulina Pessoa de Carvalho UFPB

Palabras clave:

Políticas Educacionais, Gestão, Escolas Públicas, Famílias

Resumen

A política educacional recente, de caráter neoliberal, está cobrando a participação dos pais na gestão da escola pública e no dever de casa, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Tal política tem implicações de classe e gênero: quando a escola conta com a família, pressupõe um modelo de família com capital econômico e simbólico e com uma mãe disponível e prioritariamente dedicada à educação dos filhos. Os formuladores dessas políticas não consideram a relação entre modelos de organização curricular e instrucional e organização familiar, nem a assimetria de gênero que faz recair a responsabilidade pela educação infantil sobre as mulheres, tampouco as mudanças e variações na organização familiar. Ao desviar o foco da melhoria educacional da escola e da sala de aula para a família e o lar, este tipo de política pode produzir dois efeitos perversos: penalizar as famílias (sobretudo as mães) e converter diferenças de capital econômico, cultural e social em resultados educacionais desiguais.

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Publicado

2000-07-31

Cómo citar

Carvalho, M. E. P. de. (2000). Relações entre família e escola e suas implicações de gênero. Cadernos De Pesquisa, (110), 143–155. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/647

Número

Sección

Outros Temas