A divisão de tarefas na educação profissional brasileira

Autores/as

  • Ramon de Oliveira Universidade Federal de Pernanbuco

Palabras clave:

Educação Profissional, Ensino Médio, Reforma do Ensino, Globalização

Resumen

Argumenta-se que em virtude das mudanças ocorridas no capitalismo em nível global, caracterizadas pela ascensão da produção de caráter flexível, desencadeou-se na educação profissional e no ensino médio brasileiros um conjunto de modificações, objetivando assegurar maior aproximação dessas modalidades de ensino com o setor produtivo. O governo brasileiro, contudo, influenciado pelas agências multilaterais e pelo grande empresariado, aos invés de buscar assegurar um modelo de formação profissional direcionado à confecção de um trabalhador mais autônomo e crítico, estabeleceu uma divisão de tarefas entre os Ministérios da Educação e do Trabalho, reforçando no interior do sistema educacional brasileiro a dicotomia entre a educação profissional e a formação propedêutica.

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Publicado

2001-03-31

Cómo citar

Oliveira, R. de. (2001). A divisão de tarefas na educação profissional brasileira. Cadernos De Pesquisa, (112), 185–203. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/621

Número

Sección

Outros Temas