Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil cotemporâneo

Autores/as

  • Bernardete A. Gatti

Palabras clave:

Pesquisa Educacional, Políticas Educacionais, Brasil, Metodologia da Pesquisa

Resumen

Este artigo busca recuperar no tempo aspectos do desenvolvimento das pesquisas educacionais no Brasil, associando-os a conjunturas histórico-sociais. Trabalham-se algumas questões de teorias e métodos, hegemonias de grupos de investigação e questões institucionais. Ressalta-se o papel da década de 80, na qual vigorosos debates são travados, a partir dos quais vêm à luz problemas intrínsecos a procedimentos de pesquisa e sua validade. Discute-se em que condições se pode falar de impacto social das pesquisas educacionais, analisando-se a possível porosidade dos conhecimentos advindos de pesquisas em educação nas ações de educadores e em políticas educacionais, perguntando-se também se a consistência metodológica desempenha, nessa porosidade, algum papel.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bernardete A. Gatti

Publicado

2001-07-31

Cómo citar

Gatti, B. A. (2001). Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil cotemporâneo. Cadernos De Pesquisa, (113), 65–81. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/600

Número

Sección

Tema em Destaque