O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica

Autores/as

  • Alessandra Pimentel Universidade Estadual de Londrina – PR

Palabras clave:

Psicologia, Educação, Programa Alfa, Metodologia de Pesquisa, Análise de Conteúdo

Resumen

Com o intuito de contribuir para a utilização de análise documental em pesquisa, este texto apresenta o processo de uma investigação que objetivou compreender as relações entre psicologia e educação, no contexto sócio-histórico brasileiro, entre as décadas de 50 e 80. Partindo de uma autora cuja relevância na história recente se deve, especialmente, à criação de uma proposta de alfabetização, o Programa Alfa, foram pesquisadas as intersecções entre produção teórica da psicologia e atividade prática em educação. São descritos os instrumentos e meios de realização da análise de conteúdo, apontando o percurso em que as decisões foram sendo tomadas quanto às técnicas de manuseio dos documentos: desde a organização e classificação do material até a elaboração das categorias de análise. A perspectiva historiográfica adotada nesse estudo procurou superar a dicotomia entre as abordagens internalista e externalista da história das ciências, propiciando compreender o âmbito sócio-histórico em que se constituiu a referida produção científica.

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Biografía del autor/a

Alessandra Pimentel, Universidade Estadual de Londrina – PR

Publicado

2001-11-30

Cómo citar

Pimentel, A. (2001). O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos De Pesquisa, (114), 179–195. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/590

Número

Sección

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