Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida

Autores/as

  • Elisabete Regina do Carmo Especialista em Alfabetização pela Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei
  • Eneida Maria Chaves Coord. visitante do Mestrado Interinstitucional em Educação da PUC-RJ e Funrei/Capes

Palabras clave:

Formação de Professores, Alfabetização, Prática Docente, Aprendizagem

Resumen

Este artigo pretende apresentar os resultados da análise das concepções de aprendizagem construídas por uma alfabetizadora da rede pública, durante sua formação acadêmica e sua prática pedagógica. Utilizando abordagem etnográfica, dados foram levantados mediante observações em sala de aula (e seus respectivos diários de campos), entrevistas gravadas, relatórios e anotações pessoais da docente. Chegou-se à conclusão de que essa alfabetizadora fundamentou suas práticas em teorias diversas, principalmente em pressupostos psicogenéticos, mas apoiou-se também em alguns aspectos básicos do Behaviorismo e do Humanismo, postura que lhe possibilitou ter uma prática bem-sucedida.

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Publicado

2001-11-30

Cómo citar

Carmo, E. R. do, & Chaves, E. M. (2001). Análise das concepções de aprendizagem de uma alfabetizadora bem-sucedida. Cadernos De Pesquisa, (114), 121–136. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/588

Número

Sección

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