A reforma do ensino médio no Chile: vitrina para a América Latina?

Autores/as

  • Dagmar Zibas Fundação Carlos Chagas

Palabras clave:

Políticas Públicas, Reforma do Ensino, Ensino Médio, Chile

Resumen

A reforma chilena tem sido apontada, principalmente por organismos internacionais, como modelo a ser seguido pela América Latina. A insistência nessa tese justifica a pesquisa desenvolvida em Santiago, que enfocou 12 escolas, em que foram entrevistados diretores e alguns professores. Representante do sindicato de professores e funcionários do Ministério da Educação também foram ouvidos. Diversos documentos oficiais foram estudados. O objetivo foi esclarecer como a reforma repercute nos agentes escolares encarregados de transformar as diretrizes em prática administrativa e pedagógica. O texto privilegia a discussão do financiamento e dos mecanismos de mercado introduzidos no sistema. Conclui que o avanço técnico-pedagógico alcançado não tem impedido que sérios agravos à justiça social sejam registrados.

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Publicado

2002-03-31

Cómo citar

Zibas, D. (2002). A reforma do ensino médio no Chile: vitrina para a América Latina?. Cadernos De Pesquisa, (115), 233–262. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/576

Número

Sección

Temas em Debate