Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes

Autores/as

  • Maria Nivalda Carvalho de Freitas Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei

Palabras clave:

Professores Iniciantes, Socialização Profissional, Organização Escolar

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar alguns resultados de pesquisa de mestrado que se referem à influência da organização escolar sobre o processo de socialização profissional do professor iniciante. Realizamos o estudo em cinco escolas: duas da zona urbana e três da zona rural de dois municípios de Minas Gerais. Usamos como recursos metodológicos estudo comparativo de entrevistas não-diretivas realizadas com professores iniciantes e antigos, entrevistas dirigidas com os demais profissionais das escolas, observações nas escolas e análise documental. Adotamos, como quadro teórico de referência para nossas análises e interpretações, o conceito de campo de Bourdieu.

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Publicado

2002-03-31

Cómo citar

Freitas, M. N. C. de. (2002). Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes. Cadernos De Pesquisa, (115), 155–172. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/572

Número

Sección

Outros Temas