Reformas internacionais da educação e formação de professores

Autores/as

  • Olgaíses Cabral Maués Universidade Federal do Pará

Palabras clave:

Formação de Professores, Competências, Globalização, Organismo Internacional

Resumen

A formação de professores está hoje no centro dos acontecimentos do mundo da educação, suscitando aprovações e divergências e apontando para a necessidade de se fazerem reformas na área. Os motivos dessas reformas estão ligados, para alguns, aos resultados negativos do desempenho escolar, que não têm atendido às exigências do mundo do trabalho. Este texto analisa a reforma na formação de professores como uma tendência internacional, ligada às exigências dos organismos multilaterais, que visam atender ao processo de globalização/mundialização. A partir dessa lógica procuram-se identificar os postulados de base da reforma, o quadro conceitual, os aportes metodológicos que vêm dando suporte ao processo. O texto apresenta alguns eixos que sustentam as reformas na formação de professores, tais como: a "universitarização" profissionalização, a ênfase na formação prática/certificação de experiências, a formação contínua e a pedagogia das competências, analisando a importância de cada um no contexto internacional.

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Biografía del autor/a

Olgaíses Cabral Maués, Universidade Federal do Pará

Publicado

2003-03-31

Cómo citar

Maués, O. C. (2003). Reformas internacionais da educação e formação de professores. Cadernos De Pesquisa, (118), 89–117. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/530

Número

Sección

Tema em Destaque