Educar para a democracia

Autores/as

  • Maurício Mogilka Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

Democratização da Educação, Dewey, John, Pedagogia Humanista, Prática Educativa

Resumen

Este artigo tem por preocupação central definir e discutir o conceito de educação democrática. Ele desenvolve a discussão baseando-se nos conceitos e reflexões da pedagogia humanista, especialmente no pensamento social de John Dewey. Nesse enfoque interacionista, entende-se a educação como um processo circunscrito socialmente e simultaneamente capaz de modificar estruturas, pela formação de novos tipos de subjetividade e pela articulação com as demais lutas sociais. Nesta direção, o artigo procura mostrar de que maneira a educação democrática aponta para experiências de formação nas quais as crianças podem estruturar a sua subjetividade de forma autônoma, sem o uso da coerção.

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Biografía del autor/a

Maurício Mogilka, Universidade Federal do Paraná

Publicado

2003-07-31

Cómo citar

Mogilka, M. (2003). Educar para a democracia. Cadernos De Pesquisa, (119), 129–146. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/521

Número

Sección

Outros Temas