Exame nacional de cursos e política de regulação estatal do ensino superior

Autores/as

  • Alfredo Macedo Gomes Universidade Federal de Pernanbuco

Palabras clave:

Políticas Educacionais, Avaliação, Políticas Públicas, Ensino Superior

Resumen

Análise da política de avaliação para a educação superior formulada pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC - na gestão Paulo Renato Sousa, com especial ênfase sobre o Exame Nacional de Cursos - ENC. O artigo discute: 1. os princípios, objetivos e características da política de avaliação para o ensino superior; 2. o contexto de formulação e implementação do Exame Nacional de Cursos e a concepção de seu papel dentro do sistema de ensino superior brasileiro; 3. a avaliação como o principal instrumento de coordenação e controle empregado pelo MEC; e 4. as relações estratégicas entre a política de avaliação e a lógica de regulação estatal. Este trabalho é produto de pesquisa realizada entre 1997 e 2000, em que foram entrevistados atores responsáveis pela formulação de políticas para o ensino superior no nível federal.

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Biografía del autor/a

Alfredo Macedo Gomes, Universidade Federal de Pernanbuco

Publicado

2003-11-30

Cómo citar

Gomes, A. M. (2003). Exame nacional de cursos e política de regulação estatal do ensino superior. Cadernos De Pesquisa, (120), 129–149. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/506

Número

Sección

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