A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualização

Autores/as

  • Basil Bernstein Instituto de Educação da Universidade de Londres

Palabras clave:

Pedagogias, Competências, Educação, Educação não Formal

Resumen

Este artigo busca demonstrar como o conceito de competência - que surgiu em diferentes campos das ciências sociais - entrou na área da educação, em estreita relação com o aparecimento das pedagogias invisíveis. Contrapondo-se a ele, definiu-se o conceito de desempenho, articulado agora com as pedagogias visíveis. Analisam-se as diferenças existentes na utilização desses conceitos, decorrentes do fato de que diferentes fundamentos os alicerçam. Mostra-se, também, a relação entre as diversas formas de desempenho e competência nos contextos educacionais mais amplos (que abrangem processos escolares e não-escolares) e a construção de identidades, indicando como este último processo, tido como dinâmico, é perpassado por resistências e oposições. Por último, procura-se identificar, na fase atual do capitalismo, o processo de construção de identidades privilegiado pela educação escolar, bem como seus conflitos com outros processos análogos que se dão fora da escola. A presença desses conflitos abre, no entanto, a possibilidade de uma reavaliação crítica das instituições escolares e dos princípios e dos aspectos focalizados em seus discursos.

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Biografía del autor/a

Basil Bernstein, Instituto de Educação da Universidade de Londres

Publicado

2003-11-30

Cómo citar

Bernstein, B. (2003). A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualização. Cadernos De Pesquisa, (120), 75–110. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/504

Número

Sección

Tema em Destaque