Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense

Autores/as

  • Ione Ribeiro Valle Centro de Ciências da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Gláucia Elisa Paula Mizuki Centro de Ciências da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Inaiara Maria Ferreira Castro Centro de Ciências da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina

Palabras clave:

Democratização da Educação, Educação, Ensino Fundamental, Santa Catarina

Resumen

Este estudo analisa a dinâmica sobre a qual repousa a municipalização do ensino, após os anos 1980. Procuramos, inicialmente, retraçar as grandes linhas das políticas de educação que preconizam a democratização, tendo por referência a situação dos municípios do Estado de Santa Catarina na ampliação das oportunidades educacionais. Construímos, em seguida, um esquema de interpretação sociológica, colocando em evidência algumas lógicas subjacentes a essas políticas educacionais, a saber: uma lógica segregativa, relacionada aos processos pedagógicos de caráter excludente; uma lógica integradora, que faz referência ao princípio meritocrático procurando explicar as posições dos indivíduos nos diversos grupos sociais; uma lógica descentralizadora, que tem por objetivo reorientar o poder decisório predominante no interior dos sistemas de ensino; uma lógica municipalista, associada à democratização e à repartição das responsabilidades em termos de escolarização fundamental.

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Biografía del autor/a

Ione Ribeiro Valle, Centro de Ciências da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina

Gláucia Elisa Paula Mizuki, Centro de Ciências da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina

Inaiara Maria Ferreira Castro, Centro de Ciências da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina

Publicado

2004-04-30

Cómo citar

Valle, I. R., Mizuki, G. E. P., & Castro, I. M. F. (2004). Democratizar, descentralizar, municipalizar: a expansão do ensino fundamental catarinense. Cadernos De Pesquisa, 34(121), 187–212. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/494

Número

Sección

Outros Temas