Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa

Autores/as

  • Vanda Catarina Duarte Escola de Governo da Fundação João Pinheiro – Belo Horizonte/MG

Palabras clave:

Professor, Formação Contínua, São Paulo, Minas Gerais

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar as abordagens adotadas na capacitação de professores do ensino fundamental nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, identificando os aspectos relevantes referentes à sua implementação. Foram analisados: a documentação disponível sobre os dois programas, as propostas técnicas e os relatórios das avaliações externas. As capacitações, que ocorreram no período 1996-1998, foram financiadas pelo Banco Mundial e compreenderam diferentes modalidades de ensino: presencial em São Paulo e mista (presencial e a distância) em Minas Gerais. As conclusões decorrentes da comparação dos dois casos apontaram para a necessidade de se observar um conjunto de fatores para que uma capacitação seja bem-sucedida, abrindo possibilidades para diferentes desenhos de capacitação.

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Biografía del autor/a

Vanda Catarina Duarte, Escola de Governo da Fundação João Pinheiro – Belo Horizonte/MG

Publicado

2004-04-30

Cómo citar

Duarte, V. C. (2004). Capacitação docente em Minas Gerais e São Paulo: uma análise comparativa. Cadernos De Pesquisa, 34(121), 139–168. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/492

Número

Sección

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