Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas

Autores/as

  • Claudia Fernandes Volpato Universidade Estadual Paulista – Marília/SP
  • Suely Amaral Mello Universidade Estadual Paulista – Marília/SP

Palabras clave:

Creches, Formação Profissional, Botucatu-Sp, Profissionais de Educação Infantil

Resumen

Considerando a recente preocupação de estabelecer programas de formação em serviço para educadores de creche, estudamos oito creches municipais de Botucatu (SP). O objetivo foi conhecer as condições de trabalho e de formação dos educadores com base em dados que permitissem avaliar os procedimentos de educação inicial e continuada a que foram submetidos, as concepções subjacentes à sua prática profissional, suas expectativas sobre os programas de formação em serviço, assim como as efetivas necessidades a que esses programas precisam responder em vista dos parâmetros de qualidade estabelecidos para a educação infantil. A partir dos resultados obtidos, traçamos um panorama e esboçamos sugestões que possam subsidiar uma proposta de formação inicial e continuada para esses educadores, valendo-nos de algumas contribuições da teoria histórico-cultural enriquecidas com reflexões críticas e recentes na área, e do contraponto com as propostas defendidas por documentos oficiais em vigor propalados nacionalmente.

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Biografía del autor/a

Claudia Fernandes Volpato, Universidade Estadual Paulista – Marília/SP

Suely Amaral Mello, Universidade Estadual Paulista – Marília/SP

Publicado

2005-12-30

Cómo citar

Volpato, C. F., & Mello, S. A. (2005). Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas. Cadernos De Pesquisa, 35(126), 723–745. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/456

Número

Sección

Outros Temas