Uma análise do financiamento da educação no estado da Califórnia, EUA

Autores/as

  • José Marcelino Rezende Pinto Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP – Ribeirão Preto

Palabras clave:

Financiamentos da Educação, Califórnia-EUA, Educação, Custo-Aluno

Resumen

Este trabalho é fruto de um estágio de pesquisa no Estado da Califórnia (EUA) e tem como objetivo analisar as principais características do financiamento da educação desse estado. A Califórnia possui 33 milhões de habitantes e cerca de seis milhões de alunos em seu sistema de educação básica que vai da pré-escola (kindergarten), em que as crianças entram com cinco anos de idade, até a 12ª série. O principal desafio enfrentado pelo estado, motivado principalmente por decisões judiciais, tem sido o de assegurar um patamar mínimo de recursos por aluno e o de evitar uma grande discrepância nos gastos por aluno entre distritos pobres e ricos. O que se constata é que o segundo objetivo tem sido parcialmente obtido mas basicamente mediante um nivelamento por baixo, de tal forma que o estado se coloca, hoje, em 40º lugar no ranking dos gastos por aluno no país.

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Biografía del autor/a

José Marcelino Rezende Pinto, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP – Ribeirão Preto

Publicado

2005-12-30

Cómo citar

Pinto, J. M. R. (2005). Uma análise do financiamento da educação no estado da Califórnia, EUA. Cadernos De Pesquisa, 35(126), 699–722. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/455

Número

Sección

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