Séries no ensino privado, ciclos no público: um estudo em Belo Horizonte

Autores/as

  • Paulo Roberto Vidal Negreiros Colégio Santo Agostinho – Contagem – MG

Palabras clave:

Educação Pública, Administração da Educação, Ensino Particular, Belo Horizonte

Resumen

O objetivo deste estudo é entender o fenômeno que tem ocorrido nas esferas de ensino público e privado no Brasil no que diz respeito à aplicação do art. 23 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB -, Lei n. 9.394/96, que trata da organização dos tempos escolares. Ao flexibilizar e delegar a autonomia aos estabelecimentos de ensino na escolha da organização dos tempos escolares esta lei acabou provocando uma situação diversificada. Os dados revelam que a rede pública movimenta-se mais rapidamente para uma organização em ciclos enquanto que a rede privada de ensino mostra-se mais propensa à continuidade da organização seriada. Dados estatísticos recentes, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep - comprovam isso. As razões pelas quais os estabelecimentos de ensino público adotam o sistema de ciclos têm sido objeto de muitas publicações. No entanto, quando a escola particular é o foco dessa questão, não se sabe ao certo quais as razões da não adesão à proposta dos ciclos e nem os motivos da continuidade do sistema seriado.

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Biografía del autor/a

Paulo Roberto Vidal Negreiros, Colégio Santo Agostinho – Contagem – MG

Publicado

2005-08-31

Cómo citar

Negreiros, P. R. V. (2005). Séries no ensino privado, ciclos no público: um estudo em Belo Horizonte. Cadernos De Pesquisa, 35(125), 181–203. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/441

Número

Sección

Outros Temas