Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa

Autores/as

  • Menga Lüdke Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Giseli Barreto da Cruz Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Educação Básica, Ensino Superior, Pesquisa Educacional, Professor

Resumen

O objetivo deste trabalho é discutir a relação entre a pesquisa e o professor de educação básica a partir de dados de um programa integrado de investigação sobre o tema. A articulação entre ensino e pesquisa na formação e no trabalho do professor da educação básica é algo que há algum tempo tem sido abordado na literatura acadêmica, mas pouco se sabe sobre o seu alcance entre os professores desse nível de ensino. Neste texto apresentamos a proposta e alguns dos resultados de nosso estudo, considerando as três etapas que o constituem: 1. a visão de professores da educação básica sobre a pesquisa e sua preparação para exercê-la, bem como as condições e os estímulos para a sua realização; 2. a opinião de professores da universidade responsáveis pela formação desses professores sobre a importância, a necessidade e a viabilidade da pesquisa, tanto na formação quanto no trabalho do futuro professor, abordando, ainda, os dispositivos empregados pela sua universidade na formação dos licenciandos como futuros pesquisadores; 3. a proposta de investigar a posição dos que decidem sobre pesquisa, uma etapa do estudo em pleno andamento, buscando divisar os elementos levados em conta por essas pessoas. Como conclusão, são apresentadas algumas reflexões acerca da situação atual da pesquisa em educação e o desafio da formação de professores, evidenciando a importância de aproximar a pesquisa em educação das duas realidades que lhe dizem respeito: a da universidade e a da escola de educação básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2005-08-31

Cómo citar

Lüdke, M., & Cruz, G. B. da. (2005). Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos De Pesquisa, 35(125), 81–109. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/437

Número

Sección

Tema em Destaque