Relações fecundas entre pesquisa e formação docente: elementos para um programa

Autores/as

  • Marc Durand Équipe Travail Formation & Développment/Université de Genève – Suíça
  • Jacques Saury Laboratoire Motricité, Interactions, Performances/Université de Nantes – França
  • Philippe Veyrunes Centre de Recherche en Education, Formation et Insertion/Université de Toulouse - França

Palabras clave:

Formação de Professores, Pesquisa Educacional, Ergonomia, Instituto Universitário de Formação de Professores (França).

Resumen

Este artigo propõe, na primeira parte, uma reflexão baseada nas dificuldades encontradas no âmbito dos Institutos Universitários de Formação de Professores - IUFMs -, na França, para articular de maneira eficaz os resultados da pesquisa em educação e formação com as práticas de formação docente. Nossa hipótese é que essas dificuldades referem-se a uma oposição entre aquilo que denominamos uma "epistemologia dos saberes" e uma "epistemologia da ação", o que se concretiza na concepção, organização e administração dos IUFMs. Essas duas epistemologias são em seguida comparadas, a fim de ilustrar algumas das aporias que persistem no exercício profissional e na formação e nas suas relações com a pesquisa e com os resultados desta. Na segunda parte, voltada para a apresentação de uma abordagem denominada ergonomia/formação, o artigo mostra que as dificuldades simétricas observadas por essas duas epistemologias poderiam ser parcialmente reposicionadas a partir de uma análise do trabalho e sobretudo do desenvolvimento do trabalho nas questões de formação e de pesquisa. Na seqüência, apresenta-se esse programa de ergonomia/formação a partir de um complexo que articula opões de ordem ética, ontológica e epistemológica, acreditando-se que ele pode contribuir para reconciliar os componentes acadêmicos e profissionais das formações e satisfazer ao mesmo tempo as exigências que são pertinentes à prática e ao rigor científico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marc Durand, Équipe Travail Formation & Développment/Université de Genève – Suíça

Jacques Saury, Laboratoire Motricité, Interactions, Performances/Université de Nantes – França

Philippe Veyrunes, Centre de Recherche en Education, Formation et Insertion/Université de Toulouse - França

Publicado

2005-08-31

Cómo citar

Durand, M., Saury, J., & Veyrunes, P. (2005). Relações fecundas entre pesquisa e formação docente: elementos para um programa. Cadernos De Pesquisa, 35(125), 37–62. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/435

Número

Sección

Tema em Destaque