É possível tirar conclusões sobre os efeitos da repetência?

Autores/as

  • Marcel Crahay Universidades de Liège e de Genebra

Palabras clave:

Repetência, Fracasso Escolar, Promoção Automática, Pesquisas Quase-Experimentais

Resumen

Desde o início do século XX, os pesquisadores da educação se esforçam para apreender com rigor os efeitos da repetência. Os estudos feitos a esse respeito tiveram uma evolução importante, marcada pela melhora dos dispositivos e por uma sofisticação cada vez maior das técnicas de análise estatística. O objetivo desses trabalhos é circunscrever melhor o verdadeiro efeito da repetência, o que implica uma reflexão metodológica sobre a origem dos vieses e os métodos mais apropriados para controlá-los. Este artigo retoma essa evolução metodológica, comentando os principais resultados das pesquisas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2006-04-30

Cómo citar

Crahay, M. (2006). É possível tirar conclusões sobre os efeitos da repetência?. Cadernos De Pesquisa, 36(127), 223–246. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/417

Número

Sección

Outros Temas