Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990

Autores/as

  • Rosa Fátima Souza Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista – Araraquara/SP

Palabras clave:

Escola Pública, Qualidade de Ensino, São Paulo, Currículos

Resumen

Este texto apresenta um estudo sobre a política curricular implementada no Estado de São Paulo nas décadas de 1980 e 1990 para as primeiras séries do ensino fundamental. Examina o currículo prescrito cotejando-o com os contextos práticos de desenvolvimento do currículo. A pesquisa revela que a política curricular desse período articulou-se fortemente com a produção acadêmica em educação. Ressalta ainda a continuidade na política de produção de materiais de orientação curricular nos últimos 20 anos, buscando difundir e tornar hegemônico um pensamento pedagógico inovador. Também verifica que esses materiais circularam de diferentes formas na rede de ensino e foram apropriados de maneira seletiva pelos professores que adotaram, sobretudo, as indicações práticas.

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Biografía del autor/a

Rosa Fátima Souza, Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista – Araraquara/SP

Publicado

2006-04-30

Cómo citar

Souza, R. F. (2006). Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990. Cadernos De Pesquisa, 36(127), 203–221. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/416

Número

Sección

Outros Temas