Intrincada trama de masculinidades e feminilidades: fracasso escolar de meninos

Autores/as

  • Rosemeire dos Santos Brito Faculdade de Educaçã da USP

Palabras clave:

Meninos, Relações de Gênero, Fracasso Escolar, Socialização

Resumen

Estudo de caso sobre o fracasso sistemático de meninos no ensino fundamental, inspirado na etnografia educacional. O trabalho refuta as primeiras explicações dadas na literatura educacional, que tendiam a identificar como causa do problema a socialização diferenciada entre meninos e meninas. As meninas, ao contrário de seus colegas do sexo oposto, teriam menos dificuldades por ser educadas para o exercício da passividade e obediência às normas. A partir de investigação empírica desenvolvida em uma escola da rede pública estadual do Município de São Paulo, foi possível verificar a inexistência desses referenciais fixos de masculino e feminino. Constatou-se uma intrincada trama de masculinidades e feminilidades fortemente articuladas ao pertencimento social dos estudantes, com implicações diferenciadas para o fracasso/sucesso escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2006-04-30

Cómo citar

Brito, R. dos S. (2006). Intrincada trama de masculinidades e feminilidades: fracasso escolar de meninos. Cadernos De Pesquisa, 36(127), 129–149. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/413

Número

Sección

Outros Temas