Leituras da cidade e educação

Autores/as

  • Mary Julia Martins Dietzsch Faculdade de Educação da USP

Palabras clave:

Relações Escola - Comunidade, Cidadania, São Paulo

Resumen

No artigo, a cidade moderna é focalizada como um modo de existência da sociedade, como um espaço polifônico e em suas relações com a educação. Mais que uma paisagem geográfica, reforça-se a idéia de cidade como um símbolo a ser desvendado, como o lugar que deverá ser o do cidadão. Nesse sentido, vale questionar: O que é ser cidadão hoje? Quem tem a palavra na cidade moderna? Na tentativa de descobrir as muitas cidades, que coexistem ou se antagonizam na megalópole, demos a palavra a representantes de diferentes grupos sociais para que expressassem as imagens que fazem de São Paulo. Abordamos neste texto quatro desses grupos, constituídos por pequenos lavradores, por meninos/meninas que vivem nas ruas da cidade, por alunos de escolas da periferia urbana e jovens cantores de rap. O registro das falas e imagens de cada um dos grupos foi sintetizado nas categorias: “a cidade imaginada”, “a cidade vista de longe”, “o desencanto da cidade” e “a cidade contestada”.

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Biografía del autor/a

Mary Julia Martins Dietzsch, Faculdade de Educação da USP

Publicado

2006-12-30

Cómo citar

Dietzsch, M. J. M. (2006). Leituras da cidade e educação. Cadernos De Pesquisa, 36(129), 727–759. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/395

Número

Sección

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