Usos e abusos dos estudos de caso

Autores/as

  • Alda Judith Aves-Mazzotti Universidade Estácio de Sá – RJ

Palabras clave:

Estudo de Caso, Yin, Robert, Stake, Pesquisa Educacional

Resumen

O artigo questiona duas tendências das pesquisas qualitativas rotuladas de "estudos de caso" no campo da educação: a primeira, considera qualquer investigação que focalize uma unidade um estudo de caso; a segunda supõe que, se o interesse pelo "caso" for devido à sua singularidade, não há como ou por que vinculá-lo à discussão corrente na área. Com o objetivo de contribuir para o enfrentamento desses problemas, o artigo busca examinar, na literatura sobre o tema, dois aspectos fundamentais para a discussão: a natureza dos estudos de caso e a questão da generalização ou da aplicabilidade do conhecimento, gerado por esse tipo de pesquisa, a outros contextos. Com base nas posições de dois dos mais reconhecidos especialistas em estudos de caso - Robert Yin e Robert Stake - são discutidos os critérios para avaliar se determinada pesquisa pode ou não ser classificada como um estudo de caso, bem como as alternativas à generalização de tipo estatístico oferecidas por aqueles autores.

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Biografía del autor/a

Alda Judith Aves-Mazzotti, Universidade Estácio de Sá – RJ

Publicado

2006-12-30

Cómo citar

Aves-Mazzotti, A. J. (2006). Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos De Pesquisa, 36(129), 635–651. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/391

Número

Sección

Outros Temas