Reforma da educação profissional e crise das identidades pedagógicas e institucionais

Autores/as

  • Vera Lúcia Bueno Fartes Universidade Federal da Bahia

Palabras clave:

Ensino Profissional, Educação, Reforma do Ensino, Identidade

Resumen

Tendo como base pesquisa sobre o processo de elaboração dos projetos pedagógicos em três instituições de educação profissional e suas decorrências para a reconstrução das identidades pedagógicas e institucionais em um contexto de transição nas políticas curriculares implementadas no anos 1990 no Brasil, o artigo analisa macrorrelações a partir de microrrelações: as falas dos representantes das equipes pedagógicas, dos professores e gestores das instituições estudadas. Em que pesem os esforços isolados de docentes e professores, falta clareza ao papel das referidas instituições, reguladas por mecanismos de avaliação das competências formadas, por redefinição de procedimentos administrativos e financeiros, bem como pela ampliação de encargos e responsabilidades que, ao fim e ao cabo, direcionam para um modelo que atende aos imperativos do mercado e, com isso, formulam exogenamente as identidades pedagógicas e institucionais.

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Biografía del autor/a

Vera Lúcia Bueno Fartes, Universidade Federal da Bahia

Publicado

2008-12-30

Cómo citar

Fartes, V. L. B. (2008). Reforma da educação profissional e crise das identidades pedagógicas e institucionais. Cadernos De Pesquisa, 38(135), 657–684. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/327

Número

Sección

Tema em Destaque