Políticas educacionais e desempenho escolar nas capitais brasileiras

Autores/as

  • Fátima Alves Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Políticas Educacionais, Qualidade do Ensino, Políticas Públicas, Rendimento Escolar

Resumen

Este trabalho investiga a associação das políticas públicas sobre o desempenho das redes de ensino das capitais brasileiras a partir dos dados relativos ao rendimento de alunos da 4ª série do ensino fundamental, aferidos pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica nos anos 1999, 2001 e 2003. A investigação fez uso de modelos multiníveis de classificação cruzada para dar conta da relação entre o rendimento de alunos, redes de ensino e anos em que foi feita a avaliação, e implementou controles pelo nível socioeconômico dos alunos e pela composição social das redes de ensino. Os resultados apontam que as políticas educacionais associadas a melhor desempenho dos estudantes das redes de ensino das capitais brasileiras são aquelas relacionadas aos processos de escolha meritocrática de diretores, à autonomia financeira, à implementação de sistemas de avaliação, ao atendimento em educação infantil e à formação superior de docentes. Conseqüências para a formulação da agenda das políticas educacionais são apresentadas.

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Biografía del autor/a

Fátima Alves, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Publicado

2008-08-31

Cómo citar

Alves, F. (2008). Políticas educacionais e desempenho escolar nas capitais brasileiras. Cadernos De Pesquisa, 38(134), 413–440. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/312

Número

Sección

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