Ensino superior de curta duração: a experiência norte-americana dos community colleges

Autores/as

  • Reginaldo C. Moraes Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp –; pesquisador do CNPq (bolsa de produtividade) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos – INCT-INEU

Palabras clave:

Community College, Ensino Superior, Sistema Educacional, Estados Unidos

Resumen

O artigo descreve inicialmente o lugar do community college no sistema de ensino superior norte-americano. Narra sua origem, crescimento, as fontes de renda, articulação com as demais instituições de ensino superior. Em seguida, registra alguns dos problemas do sistema – ao lado da ampliação do acesso, as análises têm apontado a fragilidade do sucesso, isto é, da performance dos estudantes, bem como da equidade, isto é, da forte estratificação e hierarquização do sistema educativo americano. Assim, argumenta-se que os dilemas e problemas não são estritamente localizados no sistema escolar, mas em uma formação social em que a desigualdade é particularmente aguda.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-06-30

Cómo citar

Moraes, R. C. (2014). Ensino superior de curta duração: a experiência norte-americana dos community colleges. Cadernos De Pesquisa, 44(152), 450–467. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2907

Número

Sección

Outros Temas