Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros.

Autores/as

  • Andréa Barbosa Gouveia
  • Ângelo Ricardo de Souza

Resumen

Este artigo discute resultados de pesquisa sobre condições de qualidade educacional a partir da análise da aplicação do Índice de Condições de Qualidade dos anos iniciais do ensino fundamental das redes municipais, nos anos de 2007 e 2011. Tomando componentes da política educacional, especificamente as condições de trabalho docente, as condições materiais e estruturais das escolas e as condições de gestão escolar, esse índice dimensiona o possível esforço da política em responder às demandas educacionais postas na realidade brasileira. O estudo conclui mostrando que aparentemente as condições gerais de qualidade educacional no país têm sido incrementadas e os municípios que apresentam melhores resultados são aqueles que atendem até 1000 estudantes ou mais de 10 mil estudantes nas redes municipais.

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Publicado

2014-06-06

Cómo citar

Gouveia, A. B., & Souza, Ângelo R. de. (2014). Efetividade da política para o ensino fundamental em municípios brasileiros. Cadernos De Pesquisa, 43(150), 836–855. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2683

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