Condições do trabalho escolar: desafios para os sistemas municipais de ensino.

Autores/as

Palabras clave:

Trabalho Docente, Gestão, Educação Básica, Ensino Municipal

Resumen

O presente artigo tem por objetivo analisar as condições materiais em que se realiza o atendimento educacional nas escolas públicas de educação básica no Brasil, particularmente nas regiões Norte e Nordeste, e ressaltar os desafios que se impõem para a gestão educacional no âmbito municipal, lócus privilegiado de realização da educação infantil e do ensino fundamental. Para tanto, analisamos as mudanças na organização escolar implementadas no país a partir da segunda metade da década de 1990, em um contexto marcado por reformas educativas nos âmbitos federal, estadual, municipal e escolar, e as condições de realização do trabalho docente na educação básica, aqui ressaltadas como expressão emblemática da situação em que se encontram as escolas públicas brasileiras.

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Publicado

2014-06-06

Cómo citar

Silva, A. F. da, & Souza, A. L. L. de. (2014). Condições do trabalho escolar: desafios para os sistemas municipais de ensino. Cadernos De Pesquisa, 43(150), 772–787. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2680

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