Cegueira congénita na construção da realidade psicossocial em contexto escolar

Autores/as

  • Fernando Jorge Costa Figueiredo

Palabras clave:

Inclusão Escolar, Diversidade, Necessidades Educativas Especiais.

Resumen

Com este trabalho visamos aos seguintes objetivos: caracterizar as representações mentais que as crianças cegas congénitas constroem acerca da sua integração social no ensino básico da escola regular e caracterizar as representações mentais que os alunos visuais constroem acerca da integração social das crianças cegas no mesmo contexto. O enquadramento teórico procurou relacionar o desenvolvimento social e a cegueira, explorando o papel a ser desempenhado pelos cuidadores adultos e pelos pares no desenvolvimento social das crianças cegas, nomeadamente em contexto escolar. Metodologicamente, optámos por um design de estudos de caso múltiplos, recorrendo a entrevistas, conversas informais e questionário sociométrico. Os resultados sugerem que a cegueira não se constitui como o único fator responsável pela posição sociométrica dos seus portadores, não obstante os caminhos para a integração social escolar se revelarem ainda pouco amadurecidos.

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Biografía del autor/a

Fernando Jorge Costa Figueiredo

Publicado

2013-08-31

Cómo citar

Figueiredo, F. J. C. (2013). Cegueira congénita na construção da realidade psicossocial em contexto escolar. Cadernos De Pesquisa, 43(149), 724–743. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2673

Número

Sección

Outros Temas