Parceria entre ONGS e escolas públicas: alguns dados para reflexão

Autores/as

  • Kelly Russo

Palabras clave:

ONGS, Movimentos Sociais, Escola Pública.

Resumen

Nos últimos anos, um conjunto heterogêneo de organizações criou novas dinâmicas no espaço da educação pública. Este artigo discute as relações de parceria entre organizações não governamentais e escolas públicas, a partir de um estudo de caso realizado na rede municipal de educação do Rio de Janeiro. Os resultados da pesquisa sugerem o espaço ambíguo que essas organizações ocupam atualmente no campo educativo: ao mesmo tempo em que substituem o Estado ao aplacarem carências que deveriam ser obrigação do poder público (suporte material, pedagógico e de recursos humanos nas escolas), elas também possibilitam espaços de resistência, para que profissionais de educação possam discutir a realidade social e refletir sobre o seu papel na construção de uma educação mais comprometida com as demandas sociais

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Biografía del autor/a

Kelly Russo

Publicado

2013-08-31

Cómo citar

Russo, K. (2013). Parceria entre ONGS e escolas públicas: alguns dados para reflexão. Cadernos De Pesquisa, 43(149), 614–641. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2668

Número

Sección

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