O rendimento da escola no Distrito Federal entre 1922 e 1935

Autores/as

  • André Luiz Paulilo

Palabras clave:

Rendimento Escolar, Escola Pública, Estatística Educacional, Reformas de Ensino (1922-1935).

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar os quadros estatísticos de atendimento e rendimento das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro entre 1922 e 1935, publicados pela Diretoria Geral de Instrução Pública do Distrito Federal sobre a capacidade de atendimento das escolas e as taxas de repetência e evasão do sistema de ensino da cidade. A discussão central diz respeito à elaboração dos índices de matrícula, frequência e promoção das escolas cariocas durante as reformas dirigidas por Antônio de Arruda Carneiro Leão (1922-1926), Fernando de Azevedo (1927-1930) e Anísio Teixeira (1931-1935). Assim, aborda-se a produção das estatísticas oficiais para compreender a expansão da capacidade de atendimento da escola pública e a contenção da evasão e da repetência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Luiz Paulilo

Publicado

2013-08-31

Cómo citar

Paulilo, A. L. (2013). O rendimento da escola no Distrito Federal entre 1922 e 1935. Cadernos De Pesquisa, 43(149), 570–595. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2666

Número

Sección

Outros Temas