Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola

Autores/as

  • Lena Lavinas
  • Alinne Veiga

Palabras clave:

Inclusão Digital, Avaliação do Programa, Políticas Públicas.

Resumen

Este artigo discute os rumos da política pública de inclusão digital nas escolas com base nos resultados da pesquisa de avaliação de impacto e de processo do Projeto UCA-Total (Um Computador por Aluno) realizada em cinco municípios onde foi implementado no decorrer de 2010 e 2011. A avaliação de impacto, de caráter longitudinal, foi feita através de um survey domiciliar aplicado em duas ondas. A pesquisa de processo associou diversas metodologias qualitativas, como grupos focais, entrevistas e visitas a campo. Limita-se aqui aos resultados derivados da pesquisa de painel, que revelam o baixo nível de aproveitamento do Projeto e um padrão de funcionamento bastante divergente em razão de vantagens e debilidades locais. Seu enorme potencial não foi até hoje completamente aproveitado.

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Biografía del autor/a

Lena Lavinas

Alinne Veiga

Publicado

2013-08-31

Cómo citar

Lavinas, L., & Veiga, A. (2013). Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola. Cadernos De Pesquisa, 43(149), 542–569. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2665

Número

Sección

Outros Temas