Políticas educativas e modos de subjectivação da profissão docente

Autores/as

  • José Alberto Correia Universidade do Porto
  • Luísa Álvares Pereira Universidade de Aveiro
  • Henrique Vaz Universidade do Porto

Palabras clave:

Professores, Identidade, Trabalho, Políticas Educacionais

Resumen

Com este texto, pretende analisar-se a influência das políticas educativas nos contextos e no trabalho do professor. A partir de um conjunto de informações empíricas, recolhidas no decurso de dois projectos de investigação, foi possível descrever as modalidades através das quais os professores gerem o seu sofrimento profissional. Por outro lado, estes mesmos dados também permitiram caracterizar um conjunto de “ideologias profissionais defensivas”, discernindo-se, igualmente, as tensões existentes entre as figuras dos jovens e dos alunos que frequentavam um determinado conjunto de escolas secundárias em Portugal. Com base na reinterpretação dessa mesma informação empírica, serão ainda analisados os efeitos que assumem as actuais políticas educativas no reforço da alienação e da exploração do trabalho docente.

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Biografía del autor/a

José Alberto Correia, Universidade do Porto

Luísa Álvares Pereira, Universidade de Aveiro

Henrique Vaz, Universidade do Porto

Publicado

2012-08-31

Cómo citar

Correia, J. A., Pereira, L. Álvares, & Vaz, H. (2012). Políticas educativas e modos de subjectivação da profissão docente. Cadernos De Pesquisa, 42(146), 388–407. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/24

Número

Sección

Tema em Destaque