A pesquisa educacional no Brasil
Palabras clave:
Politicas educacionais, Pesquisa-açãoResumen
As atividades da Fundação Carlos Chagas no campo de pesquisa em educação é um dos objetivos que lhe foram originalmente estabelecidos e que ela vem desenvolvendo com regularidade desde 1968. Além de trabalhos sistemáticos de análise dos resultados dos exames de seleção que realiza, para fins de refinamento dos instrumentos de medida neles utilizados, têm sido realizadas investigações baseadas nas informações sócio-econômicas e educacionais colhidas por ocasião da inscrição dos candidatos aos exames do CESCEM, ou dos candidatos a concursos públicos e a exame de madureza. A importância notória desse setor de atividades, em nosso meio, e a crescente de possibilidades; de desenvolvê-las dentro da Fundação, graças à disposição de maiores recursos destinados a elas, permitiu estabelecer um projeto mais ambicioso de trabalho, que começa a ser implantado. Preocupação básica, dentro desse projeto, é a necessidade de desenvolver um sistema de comunicação eficiente entre as instituições, grupo ou pessoas que se dedicam a pesquisa educacional. Estes CADERNOS DE PESQUISA, que hoje se inauguram, pretendem ajudar a manter essa comunicação. Iniciando, hoje, com uma visão geral da situação da pesquisa educacional no Brasil, os CADERNOS DE PESQUISA deverão conter, em cada um de seus números seguintes, um trabalho original de pesquisa, procurando atender às várias áreas proprietárias no campo da educação. Agradecemos a todos aqueles que se dispuseram a colaborar com este trabalho, trazendo-nos a sua experiência e suas críticas, que permitam aos CADERNOS DE PESQUISA cumprir adequadamente o que se propõe.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Cadernos de Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a. Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado, simultáneamente, bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores tienen autorización para asumir, separadamente, contratos adicionales, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
c. Los autores tienen autorización y son estimulados para publicar y distribuir sus trabajos on-line (ej.: en repositorios institucionales o en su respectiva página personal en la Internet) en cualquier fecha antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y las citas del trabajo publicado (Véase: El Efecto del Acceso Libre).