Mestrado em educação no Brasil: retenção e produtividade
Palabras clave:
Mestrado, EducaçãoResumen
Este estudo apresenta uma descrição dos alunos e dos cursos de mestrado em Educação no Brasil e uma análise dos fatores determinantes da retenção dos alunos nesses cursos. As populações estudadas consistem nos alunos titulados no período de janeiro de 1972 a junho de 1976 e nos vinculados há mais de dois anos aos cursos e que ainda não obtiveram o título de mestre. Os dados foram obtidos a partir de levantamento junto aos cursos, alunos vinculados e titulados. Os dados foram interpretados e tabulados usando-se técnicas de estatística descritiva e posteriormente analisados segundo um modelo de análise de regressão múltipla para verificar o grau de relação entre a retenção, variável dependente, e as independentes sugeridas pela literatura pertinente e por uma reflexão sobre o tema. A população estudada mostra que mais de dois terços do alunado é do sexo feminino, sendo metade solteira e metade casada, com uma média de idade de ingresso nos cursos de 34 anos e em grande parte proveniente do curso de Pedagogia. Quase a totalidade dos alunos desempenhava atividade profissional antes de ingressar no mestrado e a maioria em regime de trabalho superior a 35 horas semanais, sendo a atividade mais representativa a docência de nível superior. Apenas uma minoria de alunos obteve bolsa de estudos durante a realização do curso. Os resultados obtidos sugerem que as variáveis que influem mais diretamente na retenção dos alunos nos cursos são aquelas relacionadas com a oferta de disciplinas obrigatórias e pré-requesitos durante o primeiro ano de estudos do aluno no curso, o regime de estudos, o sexo, o curso de graduação, a experiência profissional, a média de alunos matriculados no período, a relação hora professor/aluno e a média de títulos existentes na biblioteca dos cursos. As demais variáveis, embora tenham sua relevância, o seu efeito sobre a retenção é menor.Descargas
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