Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau

Autores/as

  • Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

Palabras clave:

Relações professor-aluno, Leitura, Rendimento escolar, Ensino de 1º grau

Resumen

Este estudo procurou investigar a relação entre comportamentos de atenção dos alunos na sala de aula e o seu aproveitamento escolar em leitura. Duas classes da 2ª série do 1º grau, uma delas utilizando um método de ensino mais diretivo e a outra com um método menos diretivo, foram observadas uma vez por semana durante um período aproximado de dois meses. Os dados foram coletados através de um roteiro de observação previamente testado, utilizando o método de amostragem de ponto no tempo, de modo que foram coletadas cerca de 100 observações para cada aluno. Os resultados evidenciaram correlações negativas entre falta de atenção dos alunos nas tarefas e aproveitamento escolar em leitura. A comparação dos resultados das duas classes revelou que os alunos da classe de método menos diretivo eram mais desatentos mas tiveram maior progresso em leitura do que os alunos da classe de método mais diretivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marli Eliza Dalmazo Afonso de André

Publicado

1979-03-30

Cómo citar

André, M. E. D. A. de. (1979). Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau. Cadernos De Pesquisa, (28), 21–25. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1691

Número

Sección

Pesquisa