Relacionamento escola-comunidade na cidade do Rio de Janeiro

Autores/as

  • Candido Alberto da Costa Gomes

Palabras clave:

Relações escola-comunidade, Rio de Janeiro, Desigualdades sociais, Administração escolar

Resumen

O objetivo do estudo é identificar as formas de relacionamento escola-comunidade, bem como as respectivas condições de sucesso e fracasso. Na primeira parte são apresentados os resultados de cinco estudos de caso, realizados em escolas com alunos de níveis socioeconômicos diferentes, e na segunda parte os resultados de um survey piloto, envolvendo uma amostra de escolas públicas e particulares. As conclusões indicam que as variáveis explicativas do sucesso e fracasso do relacionamento escola-comunidade são, pela ordem de importância, o grau de vida comunitária, os recursos materiais e humanos da escola, a qualificação do diretor, as diferenças socioculturais entre os alunos e as equipes docente e técnico-pedagógica da escola e, finalmente, o grau de homogeneidade do alunado do ponto de vista socioeconômico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Candido Alberto da Costa Gomes

Publicado

1980-11-30

Cómo citar

Gomes, C. A. da C. (1980). Relacionamento escola-comunidade na cidade do Rio de Janeiro. Cadernos De Pesquisa, (35), 25–33. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1646

Número

Sección

Artículos