Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing"

Autores/as

  • Zilma de Moraes Ramos de Oliveira
  • Maria Cecilia Manzolli

Palabras clave:

Práticas de ensino, Psicologia, Papel do professor

Resumen

Este estudo procura descrever e refletir sobre um trabalho desenvolvido na disciplina de Prática de Ensino de Psicologia da F.F.C.L. de Ribeirão Preto. São apresentados os princípios que nortearam o planejamento da disciplina cujo objetivo foi colocado como sendo o de facilitar o desenvolvimento do papel do professor. Os princípios selecionados derivaram-se dos trabalhos de Jacob Levy Moreno quanto ao aprendizado de papéis. A seguir, é descrito o trabalho realizado com cincoenta e dois participantes da Prática de Ensino, e no qual o estágio docente foi supervisionado com a utilização das técnicas de desenvolvimento de papéis criadas por Moreno. Nesta supervisão foram examinados a adequação da resposta do professor às diferentes situações vividas na sala de aula, sua espontaneidade e os valores envolvidos em seu desempenho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Zilma de Moraes Ramos de Oliveira

Maria Cecilia Manzolli

Publicado

1981-08-31

Cómo citar

Oliveira, Z. de M. R. de, & Manzolli, M. C. (1981). Supervisão de estágio de regência em prática de ensino através de técnicas de "role playing". Cadernos De Pesquisa, (38), 14–25. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1609

Número

Sección

Artículos