Os pais, os mestres e a associação em que pé estão?

Autores/as

  • Maria Christina de Almeida

Palabras clave:

Associação de Pais e Mestres, Ensino de 1º grau, Escolas estaduais

Resumen

Este trabalho tem como objetivo levantar aspectos do funcionamento das Associações de Pais e Mestres, na rede estadual de ensino de 1º grau, procurando verificar em que medida eles se relacionam com os processos de seletividade social que operam dentro da escola. Critérios e práticas adotadas que levam a que a composição da diretoria e a participação dos pais nas atividades das APMs se restrinjam quase sempre aos pais de melhor posição econômica na comunidade; modalidades de cobrança de taxas a mais, são examinadas com cuidado. Eles fazem parte de uma estratégia que, ao invés de colaborar no aprimoramento do processo educacional, na assistência ao escolar e na integração da família-escola-comunidade, procura antes de tudo reforçar seu papel de mera arrecadadora de recursos, com os quais a escola deverá cobrir despesas que obrigatoriamente deveriam ser do Estado.

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Publicado

1983-02-28

Cómo citar

Almeida, M. C. de. (1983). Os pais, os mestres e a associação em que pé estão?. Cadernos De Pesquisa, (44), 75–80. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1514

Número

Sección

Artículos