O caráter de classe social na produtividade escolar: um estudo preliminar no município de Cuiabá

Autores/as

  • Paulo Speller
  • Joaquim Gonçalves Barbosa

Palabras clave:

Evasão escolar, Condições socioeconômicas, Rendimento escolar, Cuiabá

Resumen

As estatísticas oficiais do estado de Mato Grosso relativas ao ensino de 1º grau apresentam um quadro geral precário quanto ao rendimento escolar, evasão escolar e absorção da população em idade escolar. No entanto, trata-se de dados globais, trabalhados em termos de médias sociais sem qualquer diferenciação com relação à origem socioeconômica dos alunos. O presente estudo constitui um primeiro passo no sentido de superar esta limitação das estatísticas oficiais. A rede escolar do municíípio de Cuiabá foi dividida em três grandes categorias: estadual, municipal e particular. Os dados mostram ser a produtividade da escola particular bastante superior à da rede pública, sendo a menor a da rede municipal. Foram levantados alguns dados sobre a composição social das escolas públicas e este estudo se constitui num ponto de partida para um programa de pesquisa atualmente em desenvolvimento na periferia urbana de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso.

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Biografía del autor/a

Paulo Speller

Joaquim Gonçalves Barbosa

Publicado

1983-02-28

Cómo citar

Speller, P., & Barbosa, J. G. (1983). O caráter de classe social na produtividade escolar: um estudo preliminar no município de Cuiabá. Cadernos De Pesquisa, (44), 35–44. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1510

Número

Sección

Artículos