Efeito da educação pré-escolar formal sobre o rendimento escolar de crianças no final do primeiro ano básico: um estudo de acompanhamento no Chile

Autores/as

  • Johanna Filp
  • Sebastian Donoso
  • Cecilia Cardemil
  • Ernesto Schiefelbein
  • Eleanor Diéguez
  • Jaime Torres

Palabras clave:

Educação pré-escolar, Rendimento escolar, Chile, Condições sócio-econômicas

Resumen

O objetivo do trabalho foi determinar se existe relação entre o rendimento no primeiro ano básico e a freqüência anterior a jardins de infância, em diferentes estratos sócio-econômicos. Realizou-se um estudo de acompanhamento de 499 alunos de nível pré-escolar (o ano prévio ao ingresso ao primário). Consideraram-se crianças de três estratos sócio-econômicos: baixo (urbano e rural), médio-baixo e médio-médio. Todos freqüentavam estabelecimentos pré-escolares e primários gratuitos na região metropolitana do Chile. Os resultados mostraram que, com exceção das crianças de setores sociais médios.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Johanna Filp

Sebastian Donoso

Cecilia Cardemil

Ernesto Schiefelbein

Eleanor Diéguez

Jaime Torres

Publicado

1984-05-31

Cómo citar

Filp, J., Donoso, S., Cardemil, C., Schiefelbein, E., Diéguez, E., & Torres, J. (1984). Efeito da educação pré-escolar formal sobre o rendimento escolar de crianças no final do primeiro ano básico: um estudo de acompanhamento no Chile. Cadernos De Pesquisa, (49), 15–25. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1423

Número

Sección

Artículos