Ensino agrícola a nível de 2º grau: do discurso oficial à necessidade de conhecer a realidade

Autores/as

  • Maria Laura P. Barbosa Franco

Palabras clave:

Ensino agrícola, Formação profissional, Políticas educacionais, Qualificação profissional

Resumen

Este artigo objetiva realizar uma breve retrospectiva histórica a respeito do ensino voltado à formação de profissionais para atuar na agricultura. Além disso, procura explicitar algumas das linhas norteadoras que definem a atual política do ensino agrícola a nível de 2º grau. Pretende-se,dessa forma, levantar as principais distorções existentes entre o discurso oficial e a realidade do modelo agrícola brasileiro. Sob essa ótica considerou-se necessário repensar o ensino técnico agrícola não apenas nos limites restritos à qualificação profissional, mas também como mais uma oportunidade a contribuir para o desenvolvimento político do adolescente, tornando-o conhecedor dos problemas sociais ligados à terra.

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Biografía del autor/a

Maria Laura P. Barbosa Franco

Publicado

1985-05-31

Cómo citar

Franco, M. L. P. B. (1985). Ensino agrícola a nível de 2º grau: do discurso oficial à necessidade de conhecer a realidade. Cadernos De Pesquisa, (53), 3–9. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1371

Número

Sección

Artículos