Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor

Autores/as

  • Vânia Maria Moreira Rasche
  • Vera Maria Moreira Kude

Palabras clave:

Desenvolvimento cognitivo, Fracasso escolar, Rendimento escolar, Prática de ensino

Resumen

Numa pesquisa bibliográfica sobre a evolução do estudo concernente às expectativas do professor nos Estados Unidos, observa-se que nesses dezessete anos, desde a publicação de Pigmalião na sala de aula (Rosenthal e Jacobson, 1968), a tendência tem sido a de abandonar as tentativas de fazer réplicas desse estudo (induzindo falsas expectativas no professor a respeito do aluno) e, ao invés disso, concentrar a pesquisa nos fatores como classe social, sexo, raça, currículo escolar do aluno, etc., que geram a expectativa do professor a seu respeito. Esse estudo continua de grande relevância porque, mesmo que a evidência sugira que na maior parte das vezes a expectativa do professor não enviesa o desempenho do aluno, indica também que a expectativa do professor o mantém em níveis indesejáveis. No Brasil as pesquisas sob o tópico têm chegado a resultados semelhantes, enfatizando principalmente a relação entre fracasso escolar e baixas expectativas do professor.

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Biografía del autor/a

Vânia Maria Moreira Rasche

Vera Maria Moreira Kude

Publicado

1986-05-31

Cómo citar

Rasche, V. M. M., & Kude, V. M. M. (1986). Pigmalião na sala de aula: quinze anos sobre as expectativas do professor. Cadernos De Pesquisa, (57), 61–70. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1338

Número

Sección

Artículos