Relações de classe e de gênero e modificações no processo do trabalho docente
Palabras clave:
Relações de gênero, Professoras, Corpo docente, Currículos, TrabalhoResumen
Um exame da composição de classe ao longo das duas últimas décadas aponta para algo bastante dramático. O processo de proletarização tem tido um efeito tanto amplo quanto consistente. Dada a crise fiscal do estado, esse impacto será sentido mais diretamente entre empregados do estado, tal como o professorado. O processo de trabalho docente tem se tornado sujeito aos mesmos processos que têm levado à proletarização de muitos outros empregos. Contudo, o professorado não é constituído somente de pessoas situadas numa determinada classe. São pessoas também situadas num determinado gênero. Há uma evidente conclusão a ser tirada das análises da proletarização. Em toda categoria ocupacional, as mulheres estão mais sujeitas ao processo de proletarização que os homens. Este padrão é, naturalmente, amplamente reproduzido dentro da educação. Embora a imensa maioria do professorado nos Estados Unidos seja constituída de mulheres, a maioria dos cargos de direção nas escolas elementares é mantido por homens. Eu argumento que, a menos que vejamos as conexões entre essas duas dinâmicas - classe e gênero - não poderemos entender a história e os tentativos presentes para racionalizar a educação ou as raízes e os efeitos da proletarização sobre o próprio ato docente. É na intersecção dessas duas dinâmicas que se pode começar a deslindar algumas das razões pelas quais os procedimentos para racionalizar o trabalho docente têm se desenvolvido.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Cadernos de Pesquisa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a. Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado, simultáneamente, bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
b. Los autores tienen autorización para asumir, separadamente, contratos adicionales, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
c. Los autores tienen autorización y son estimulados para publicar y distribuir sus trabajos on-line (ej.: en repositorios institucionales o en su respectiva página personal en la Internet) en cualquier fecha antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y las citas del trabajo publicado (Véase: El Efecto del Acceso Libre).