Relações de classe e de gênero e modificações no processo do trabalho docente

Autores/as

  • Michael W. Apple

Palabras clave:

Relações de gênero, Professoras, Corpo docente, Currículos, Trabalho

Resumen

Um exame da composição de classe ao longo das duas últimas décadas aponta para algo bastante dramático. O processo de proletarização tem tido um efeito tanto amplo quanto consistente. Dada a crise fiscal do estado, esse impacto será sentido mais diretamente entre empregados do estado, tal como o professorado. O processo de trabalho docente tem se tornado sujeito aos mesmos processos que têm levado à proletarização de muitos outros empregos. Contudo, o professorado não é constituído somente de pessoas situadas numa determinada classe. São pessoas também situadas num determinado gênero. Há uma evidente conclusão a ser tirada das análises da proletarização. Em toda categoria ocupacional, as mulheres estão mais sujeitas ao processo de proletarização que os homens. Este padrão é, naturalmente, amplamente reproduzido dentro da educação. Embora a imensa maioria do professorado nos Estados Unidos seja constituída de mulheres, a maioria dos cargos de direção nas escolas elementares é mantido por homens. Eu argumento que, a menos que vejamos as conexões entre essas duas dinâmicas - classe e gênero - não poderemos entender a história e os tentativos presentes para racionalizar a educação ou as raízes e os efeitos da proletarização sobre o próprio ato docente. É na intersecção dessas duas dinâmicas que se pode começar a deslindar algumas das razões pelas quais os procedimentos para racionalizar o trabalho docente têm se desenvolvido.

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Biografía del autor/a

Michael W. Apple

Publicado

1987-02-28

Cómo citar

Apple, M. W. (1987). Relações de classe e de gênero e modificações no processo do trabalho docente. Cadernos De Pesquisa, (60), 3–14. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1229

Número

Sección

Artículos