A educação de adultos entre dois modelos

Autores/as

  • Hugo Lovisolo

Palabras clave:

Educação de Adultos, ONGS, MOBRAL, Fundação EDUCAR, Pedagogia Conscientizadora, Educação Popular

Resumen

A reflexão sobre as contradições e dilemas da educação de adultos no Brasil deve ultrapassar os termos de uma discussão que exclui a percepção das dificuldades ideológicas. A partir da identificação de dois modelos que vêm sendo permanentemente confrontados - um modelo "escolar" ou "sistematizador" e um "modelo popular" ou "conscientizador"- assim como de seus respectivos porta-vozes, é possível superar as análises que confundem crítica com estigmatização ideológica. Abre-se assim a possibilidade de refletir sobre a situação e sobre os mecanismos ideológicos utilizados nas tentativas de conciliação dos dois modelos, especialmente a partir da experiência na Fundação Educar, com base nos documentos oficiais disponíveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hugo Lovisolo

Publicado

1988-11-30

Cómo citar

Lovisolo, H. (1988). A educação de adultos entre dois modelos. Cadernos De Pesquisa, (67), 23–40. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1217

Número

Sección

Artículos