Cidadãos analphabetos: propostas e realidade do ensino rural em São Paulo na 1ª república

Autores/as

  • Zeila de Brito F. Demartini

Palabras clave:

Educação, Zona Rural, São Paulo, História, Políticas Educacionais, Alfabetização, Obrigatoriedade Escolar

Resumen

O intuito do artigo é acompanhar alguns aspectos da implantação da rede educacional em São Paulo no primeiro período republicano, chamando a atenção para o fato de que, se os ideais republicanos eram amplos e dirigidos a toda a população, a política educacional adotada naquele período foi a de atendimento restrito e preferencial às populações urbanas, em detrimento das residentes em áreas rurais as quais, embora majoritárias, eram justamente aquelas consideradas, na época, como mais avessas à educação escolar.

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Biografía del autor/a

Zeila de Brito F. Demartini

Publicado

1989-11-30

Cómo citar

Demartini, Z. de B. F. (1989). Cidadãos analphabetos: propostas e realidade do ensino rural em São Paulo na 1ª república. Cadernos De Pesquisa, (71), 5–19. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1164

Número

Sección

Artículos