Ciclo básico: uma proposta vista pelas professoras

Autores/as

  • Neusa B. Ambrosetti

Palabras clave:

Ciclo Básico, Escolas Públicas, Currículos, Prática de Ensino

Resumen

A proposta de instituir o Ciclo Básico envolvendo as antigas 1ª e 2ª séries do 1º grau na rede pública do Estado de São Paulo, a partir de 1984, enfrentou resistências e questionamentos nos meios educacionais. O acompanhamento da implantação do Ciclo Básico em quatro escolas de Taubaté (SP), apoiado especialmente nos depoimentos das 23 professoras envolvidas, permitiu identificar vantagens, desvantagens e falhas da proposta. A análise indica que, embora a proposta pedagógica do Ciclo Básico não tenha sido capaz de proporcionar melhoria sensível no trabalho docente a curto prazo, produziu efeitos importantes ao evidenciar, para os educadores, a responsabilidade da escola no fracasso escolar, abrindo espaço para novos enfoques da atuação e da alfabetização na escola pública.

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Biografía del autor/a

Neusa B. Ambrosetti

Publicado

1990-11-30

Cómo citar

Ambrosetti, N. B. (1990). Ciclo básico: uma proposta vista pelas professoras. Cadernos De Pesquisa, (75), 57–70. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1071

Número

Sección

Artículos