A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita

Autores/as

  • Cláudia Cardoso-Martins

Palabras clave:

Leitura, Escrita, Fonética, Processo de Ensino-Aprendizagem

Resumen

O presente estudo investiga a relação entre consciência fonológica e progresso inicial na aprendizagem da escrita do português, tomando como sujeitos dois grupos de crianças das classes populares sendo alfabetizadas por métodos diferentes: 32 pelo método fonético e 26 pelo método silábico. Os resultados do presente estudo confirmam os de estudos anteriores: de uma maneira geral, variações na consciência fonológica correlacionaram-se com variações na aprendizagem da leitura e da escrita. Os resultados do presente estudo sugerem, no entanto, que variações na consciência de fonemas, observadas no início da alfabetização, podem ser menos importantes para a aprendizagem da leitura e da escrita quando o método de alfabetização é o silábico.

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Biografía del autor/a

Cláudia Cardoso-Martins

Publicado

1991-02-28

Cómo citar

Cardoso-Martins, C. (1991). A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita. Cadernos De Pesquisa, (76), 41–49. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1053

Número

Sección

Artículos